Seu carro precisa de atenção completa. E existem alguns itens que você precisa ficar atento para não ter surpresas desagradáveis no futuro. 

Quem é apaixonado por carros sabe que o cuidado e proteção do veículo deve ser diária. Não é somente na revisão ou então quando ele dá algum “tipo de problema” que devemos procurar um mecânico ou dar uma atenção a mais. Como diz aquele ditado: “O seguro morreu de velho”. Por isso, a manutenção e olhar periodicamente alguns detalhes fazem toda a diferença.

Vento, temperaturas, quilometragem… são algumas coisas que desgastam o veículo ao decorrer do tempo. E a correria do dia-a-dia muitas vezes faz com que esquecemos de dar aquela olhada um pouco mais apurada em alguns itens que são essenciais para a saúde do seu tão amado e querido carro. 

Para lembrar você, nós da Helpay listamos 10 itens que devem estar no seu radar na hora do cuidado com o seu veículo. Então, aproveite essas dicas, faça um checklist e fique muito mais seguro. 

1 – Luz de freio 

Assim como uma lâmpada da sua casa, a luz de freio também queima. E só quem já recebeu uma multa por isso sabe o quão doloroso é se sentir penalizado por algo tão simples. Se você possui os equipamentos necessários, com apenas R$60 (em média), você consegue fazer a troca aí mesmo na sua garagem de casa.

Fique atento assim que ela começar a dar sinais que irá queimar, assim você antecipa um problema e evita multas desnecessárias. 

2 –  Água do Radiador 

Quantas vezes você já viajou e viu alguém no encostamento com problemas de falta de água no radiador? Aposto que pelo menos uma. 

Para evitar este problema, sempre que possível cheque o nível de água do radiador do seu carro. Se o seu veículo é um pouco mais antigo, lembre-se de conferir pelo menos uma vez ao dia (se você rodar muito). Assim como você o radiador precisa de hidratação. 

3 – Confira o assoalho 

Vamos combinar que as ruas no Brasil estão longe de parecer um tapete de tão lisas. E com o atrito dos asfaltos esburacados, o seu assoalho começa a ficar danificado. Por isso, sempre dê uma olhadinha como está o seu estado, assim o seu carro não desvaloriza com o tempo e você mantém ele sempre bonitão e saudável. 

4 – Palhetas dos limpadores de vidro

Sabe aqueles itens que a gente só se dá conta da importância quando precisamos deles? Então, as palhetas dos limpadores de vidro são um deles. Com a variação de temperatura e qualidade do ar, elas tendem a se desgastarem facilmente, assim, quando você mais precisar delas (em um dia de chuva, por exemplo), pode perceber que elas não estão cumprindo a sua função. 

Assim como as luzes de freio, este item possui preços populares e podem ser trocadas por você mesmo.

5 – Ar-condicionado  

Devido à pandemia causada pela COVID-19, temos que ficar ainda mais atentos a alguns itens que trazem mais segurança e saúde para você e seus passageiros. 

Mesmo renovando o ar, o ar-condicionado acumula poeira, bactérias e sujeiras que estão dentro do seu carro, por isso, realize a limpeza com produtos (facilmente achados em sites pela internet), que ajudam a manter o ar mais limpo, evitando dores de cabeça e risco de contaminação. 

6 – Pneus

Você costuma fazer rodízio dos seus pneus? 

Se ainda não, comece a fazer hoje mesmo. Isso ajuda você a correr menos riscos na hora da condução. Além disso, é bem simples fazer esse serviço, você pode utilizar o seu macaco e o kit de ferramentas -, que nem precisamos dizer que é imprescindível ter dentro do seu veículo. 

7 – Escapamento

Os especialistas recomendam que você avalie o seu escapamento a cada seis meses. Mas, isso não quer dizer que não é preciso ficar atento antes desse período. Converse com o seu mecânico de confiança e aprenda a analisar melhor o seu escapamento. 

Este item é essencial para a sua segurança, então, é importante aliar o seu cuidado supervisionado por um profissional. 

8 – Bateria

  • Alô, você poderia vir aqui e me ajudar? A bateria do meu carro morreu! 

Quem nunca falou essa frase numa ligação para alguém é uma pessoa de sorte ou muito cuidadosa. A bateria do carro é sempre um item que deixamos passar e só percebemos que não demos a devida atenção quando ficamos parados. 

 A dica é pelo menos uma vez ao mês dar uma olhadinha se os cabos estão conectados – e caso a sua bateria ainda precise de água, ficar de olho no nível correto. 

9 – Óleo do motor

Se você aprecia um bom vinho sabe que eles são diferentes e que é preciso escolher um adequado para um prato especial, momento ou paladar. E assim como o vinho, o óleo do motor também deve ser escolhido com muito apreço e cuidado. 

Checar o nível de óleo e realizar a sua  troca podem ser feitas por você mesmo. Mas, é sempre bom pedir indicações de bons produtos para o seu mecânico.

Então, sem medo de trocar o óleo, combinado? 

A Helpay se preocupa com a sua segurança, bem-estar e também  o seu bolso. Por isso, essas e outras dicas ajudam você a ter uma viagem tranquila, curtir o seu veículo com muito mais tranquilidade e com economia. 

E lembre-se que caso você precise de uma “mãozinha” para quitar e regularizar dívidas do seu veículo, a Helpay disponibiliza especialistas treinados para te ajudar a dormir ainda melhor livre do fantasma das dívidas. Então, qualquer coisa é só chamar. 

Write A Comment

Close Bitnami banner
Bitnami